Fetali – Medicina Fetal e Ultrassonografia

BLOG DA FETALI

Vicente: uma história de bênçãos e vitória

Mielomeningocele - Equipe de cirurgia fetal, Vicente e sua mae Larissa.

“Uma frase que bem descreve a equipe Fetali: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung – Nossa eterna gratidão.”

 

Me chamo Larissa, 31 anos, casada, residente em Abaeté, interior de Minas Gerais. Já era mamãe do João Antônio, hoje com 3 anos, quando decidimos ter nosso segundo filho. Uma gestação tranquila, planejada, acompanhada por nosso obstetra antes mesmo da concepção.

Em um ultrassom, às 20 semanas de gestação, recebemos a notícia de que nosso filho portava mielomeningocele. Minha única resposta à notícia: Se Deus deu pra nós, é porque a gente consegue! E Ele foi nos encaminhando para os caminhos corretos…

Nosso obstetra logo nos indicou o Dr. Fábio Batistuta, médico fetal, da Clínica Fetali. Que sorte a nossa! De prontidão, ele logo se dispôs a nos atender e já na primeira consulta tivemos a certeza de que tudo daria certo. Nisso, surgiu uma segunda “peça” especial e essencial em nossa caminhada: Dra. Marianna Pedroso. Esses dois nos acompanharam em cada passo.

Vicente, então, apresentava mielomeningocele lombo- sacral (nível superior de lesão em L4) e Chiari II (herniação do cerebelo em forame magno, com ventriculomegalia severa). Ele foi operado intraútero utilizando a técnica de mini-histerotomia às 22 semanas e 5 dias de gestação, pela equipe coordenada pelo Dr. Fábio Batistuta. A cirurgia foi um sucesso e a recuperação, maravilhosa. Houve reversão da herniação cerebelar e ele não faz uso de shunt ventrículo – peritoneal.

Nasceu prematuro, com 32 semanas e 3 dias.

Hoje nosso menino está com quase 9 meses de idade cronológica e 7 de idade corrigida. Segue em acompanhamento com neurologista, nefrologista, ortopedista e fisioterapeuta. Tem boa movimentação das perninhas até os joelhos, porém sem sensibilidade abaixo e nos pezinhos. Faz uso de órtese suropodálica.

Desconheço um bebê mais feliz! Ele é risonho, faz amizade com todos, tem uma notável alegria de viver. Seu desenvolvimento é fantástico, nos surpreende todos os dias. Chegou transbordando amor e completando nossa família.

Como o próprio nome diz, Vicente é um vencedor! Deus é bom o tempo todo!

Por fim, uma frase que bem descreve a equipe Fetali: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung – Nossa eterna gratidão.

 

Larissa Costa,

Abaeté, Minas Gerais, 22 de Outubro de 2023.

 

Importante:
Todos os relatos foram escritos pelas próprias mães com o intuito de dividir a experiência de cada uma. Assim, podemos de alguma maneira acolher cada família com esses relatos de fé e amor que envolvem a Mielomeningocele. 
Todas as fotos e vídeos foram autorizadas pelas famílias
Vicente e toda a sua fofurice!

 

Mielomeningocele e Fisioterapia
Vicente e sua fisioterapeuta Natália Campos.

 

Dra Marianna Pedroso, Larissa e Vicente
Dra. Marianna Pedroso, Larissa e Vicente.

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!