A maioria das crianças cardiopatas (86%) nascem de mães consideradas de baixo risco, de pré-natal habitual. Ainda são poucos os diagnósticos fetais das cardiopatias. A maior parte desses bebês nasce sem o diagnóstico e um tempo precioso é desperdiçado muitas vezes até a descoberta da alteração, interferindo diretamente na qualidade do atendimento.
O ultrassom morfológico realiza um “screening” do coração, ou seja, funciona como um rastreio. O ecocardiograma fetal é um estudo mais aprofundado, onde avaliamos toda a anatomia e função cardíaca de maneira detalhada e precisa, e que chega a ter acurácia de até 98% no diagnóstico das alterações. O ecocardiografista fetal trabalha em parceria com toda a equipe de obstetrícia e ultrassonografia.
ECOCARDIOGRAMA FETAL: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA
É um exame realizado através de equipamento de ultrassom, especialmente ajustado para a análise do coração fetal. Toda a estrutura anatômica, forma, função e ritmo cardíacos, serão avaliados de forma extremamente detalhada, para que nenhum diagnóstico importante fique sem ser conhecido. Realizado por profissional especialista em coração fetal, é ferramenta precisa e necessária para o reconhecimento das várias formas de cardiopatias, que, apesar de serem as alterações mais prevalentes no feto, não são as mais diagnosticadas por ultrassom convencional (morfológico ou obstétrico).
Para agendar o seu ecocardiograma fetal com nossa equipe entre em contato conosco!